Porque Você Deve Utilizar Ervas em Rituais
Durante toda sua existência na terra, os seres humanos viveram suas vidas profundamente interconectados com seu ambiente, sem distinção entre eles mesmos e a natureza. A compreensão profunda da natureza era fundamental para a sobrevivência e o bem-estar dos povos.
As plantas em especial, fornecem às pessoas seus sistemas básicos de apoio na terra, desde alimentos até o próprio sopro da vida. Mais que isso, as plantas são a essência da Mãe Natureza, elas desempenham papel fundamental e vital nos processos cura e regeneração, proporcionando vida e estabelecendo uma conexão espiritual com todos os seres vivos.
Sabemos que desde os tempos antigos, que os humanos canalizam e direcionam essa energia (fitoenergia) através de suas crenças, estimulando e equilibrando os campos emocionais, mentais e espirituais. Mas como funciona tudo isso na prática?
Atuação das Plantas/Ervas em Nossas Vidas
Plantas e seres humanos são expressões reais da inteligência cósmica, formados a partir de diferentes combinações de elementos, bem como expressões de tudo com que interagem e reagem. A conjunção de sua essência com a nossa nos traz conhecimento, sabedoria, vida e cura. Cada planta absorve do solo o ‘Prana’ (força vital) e o ‘Ojas’ (essência nutritiva), transformando-os em alimentos e substâncias medicinais para o benefício de outros seres.
As plantas atuam transformando a atmosfera espiritual, o padrão dos pensamentos que determina o ambiente, e agem no nosso campo eletromagnético (ou campo áurico), transmutando e elevando nosso padrão vibratório.
Quando utilizamos as propriedades ocultas das plantas em nossas práticas espirituais, nossa energia se funde com a energia delas. E quando nos fundimos com algo diferente de nós mesmos, é uma experiência transcendental, porque transcende os limites os nossos próprios limites e limitações.
Veremos abaixo o porque que devemos sempre utilizar ervas em nossos rituais e práticas de Magia.
Banho de ervas
Prática ritual poderosa e eficaz para limpeza energética, atração, elevação, proteção, comunicação e conexão espiritual. Através dos banhos, integramos o poder das plantas em nosso corpo mental, espiritual e físico. Para um banho de ervas ter resultado eficaz, é necessário que seja estabelecida a intenção e durante todo processo visualizar seu propósito.
Defumação
É uma prática antiga que é comum em uma ampla variedade de culturas e tradições ao redor do mundo. Antigos textos hindus escritos em sânscrito detalham o uso da queima de ervas pelos Vedas, como uma ferramenta estimulante para a cura. Da mesma forma que faziam os minoicos e os micênicos na Mesopotâmia, os assírios e os antigos romanos. Na África, curandeiros tradicionais e líderes espirituais queimavam ervas em carvão ou jogavam pós de ervas no fogo para que a fumaça se espalhasse ao redor de uma pessoa ou mais pessoas. Dependendo das ervas usadas, o objetivo poderia ser puramente curativo e/ou poderia ser parte de rituais para se conectar ao mundo espiritual. A defumação também era um elemento significativo do culto cerimonial no antigo Egito, assim como em toda Ásia e diversos outros continentes. E em todos esses lugares, em suas diferentes culturas e crenças, a fumaça poderia ser renovadora e curativa, poderia promover limpezas profundas e/ou purificar, poderia convidar, invocar ou evocar energias/forças, do mesmo modo que poderia repelir. E de lá pra cá absolutamente nada mudou! A defumação com ervas está presente em todo o mundo, pois a sabedoria e o conhecimento de suas propriedades, faz parte da herança de cada povo.
Durante a queima, as propriedades das ervas podem ser somadas ou potencializadas com o uso em conjunto com resinas naturais:
Dragon’s Blood: O Sangue de dragão (Dragon’s blood) é um dos ingredientes mais potentes em feitiços e rituais de Magia. As três principais propriedades sob as quais o sangue de dragão se destaca são: Potencialização, proteção, banimento e cura.
Mirra: Como incenso e óleo de unção, a mirra pode levar a uma meditação rica e gratificante. É usada para curar tristezas pessoais e para se conectar com os mortos e o Mundo Inferior.
Mastic: Purificador e espiritualmente edificante, o Mastic é tradicionalmente associado ao sol em seu aspecto juvenil. Queimado como incenso, ajuda a obter clareza e sua energia motivadora dissipa a fadiga mental e a tristeza do coração.
Assafétida: Usada principalmente para banir o nocivo, negativo e destrutivo. Assafétida é uma das resinas de banimento mais fortes, é usada também para reverter feitiços e azarar inimigos.
Frankincence: Atua favorecendo a percepção mental, meditação, oração e a consciência.
Damar: Também conhecida como resina olho-de-gato, levanta o espírito e traz luz às trevas da alma. A resina Damar é considerada particularmente eficaz para combater a tristeza, a depressão e a melancolia.
Cânfora: A fumaça e a fragrância da cânfora possuem o poder de redefinir o ambiente, liberando energias curativas que erradicam quaisquer energias negativas presentes e ampliam as energias positivas.
Guggul: Afasta os maus espíritos do ser humano, por isso é recomendado para qualquer pessoa que seja excessivamente competitiva ou esteja sob forte estresse.
Chás
Há séculos as pessoas têm encontrado paz de espírito em suas xícaras de chá. Dentro da própria natureza, existe uma força animadora invisível que se manifesta de forma diferente em cada tipo de planta. Quando internalizamos esse poder e prestamos atenção a cada respiração e movimento, nossas mentes e corpos se integram, enquanto suavizamos nossos pensamentos e começamos a ouvir a voz de nossa intuição. Quando fizer o ritual do chá, absorva o sabor único de cada erva, saboreie suas melhores intenções e sorria, pois, a vida com toda certeza, fica muito melhor.
Benzimento
Benzer é o ato de invocar proteção, abençoar e afastar energias nocivas e malefícios de todas as formas. Quem realiza esse trabalho, normalmente utiliza ervas de acordo com sua região e tradição. No ritual que é movido por movimentos e orações, nota-se que as folhagens murcham, pois absorvem tudo aquilo que está prejudicando a pessoa que recebe o benzimento.
Poções, tinturas, unguentos e óleos
Através de preparados mágicos com ervas, teremos suas propriedades concentradas e preservadas em um fluido carregador. Posteriormente esses preparados serão consagrados ou conjurados em ritual. A associação com uma divindade ou um ser espiritual, irá estabelecer, fixar, movimentar e direcionar o propósito, de forma que em conjunto com energia das plantas irão atuar no que foi proposto.
Em Além de Salém você encontra uma enorme variedade de Ervas raras, importadas de todo o mundo, para utilizar com segurança em suas práticas.
Pós de aspersão
Essa é uma das minhas práticas favoritas. Os pós trabalham como uma espécie de ‘correspondência’, que irá levar a nossa intenção ou desejo através do sopro, conduzida pelos ventos, reconhecida pelo tempo ou simplesmente deixará nosso pensamento e intenção impressos na realidade extrafísica. Da mesma forma que acontece com as poções, tinturas, unguentos e óleos, os pós possuem em suas fórmulas a energia das plantas (junto a outros cúrios), e é uma forma muito mais rápida de se movimentar uma intenção. Ele pode ou não necessitar de intervenção de divindades ou seres, mas quando feito, se torna uma ferramenta extremamente poderosa e veloz na sua atuação.
É possível ainda, agregar a correspondência das cores aos pós de aspersão, assim como brilho, óleos essenciais e outros cúrios.
Velas
Com suas cores, tamanhos e formatos, as velas proporcionam energia e movimento aos nossos trabalhos. A vela é uma espécie de bateria viva que representa a força, a essência da divindade, do mundo e também a sua. As velas são poderosas condutoras, direcionadoras de energia, do mesmo modo que são captadoras. De modo que atuam com eficácia em qualquer tipo de procedimento, seja ele enviando, recebendo, construindo, diluindo ou banindo. A transmutação é outra característica especial das velas e com um pouco de prática e sensibilidade, é possível sentir os níveis energéticos e perceber as suas alterações. A Magia com velas nos envolve pela simplicidade, praticidade e poder de atuação. Em conjunto com as ervas, elas têm sua direção e objetivo potencializados, mas deve-se ter muito cuidado ao utilizar ervas no corpo das velas, pois podem provocar acidentes por conta das chamas altas. Na Magia com velas é mais seguro utilizar óleos ou pós.
Mojos
Um Mojo é uma combinação de elementos que juntos manifestam uma intenção, se tornando uma representação física de um trabalho espiritual. As ervas fazem parte da composição desse trabalho (juntamente com outros cúrios) e sua finalidade também é de concentrar, direcionar e potencializar a intenção.
Amuletos
Um amuleto é um objeto natural ou produzido em ritual, que possuem propriedades positivas que podem ser magicamente concedidas ao seu dono. Amuletos que também são chamados de talismãs, podem proteger, atrair, repelir, incentivar e neutralizar propósitos. Os comandos são definidos, assim como as ervas e outros cúrios são escolhidos para que em conjunto favoreçam o ‘feitiço’.
Existem ervas que apenas ao tê-las, são poderosos amuletos com grande poder. Algumas delas são: Lucky Hand Root (riqueza, sorte e amor), High John The Conqueror (vitórias de modo geral, Indian Screw Tree (proteção à saúde), Buckeye (cura, fertilidade, amor, sorte, abundância, prosperidade) e Low John Court Case (casos na justiça).
Poppet Dolls
O Poppet é um dos implementos mais comumente usados no Hoodoo e no Voodoo. Um boneco geralmente é feito de tecido, mas também pode ser feito em barro, cera, palha, madeira e diversos outros materiais naturais. Na composição de um boneco de Magia estão presentes as ervas e outros cúrios. O enchimento de um Poppet irá definir sua função, que pode variar entre cura, amor, proteção e até mesmo destruição. O papel das ervas também é de correspondência e atuação direta dentro de suas propriedades x comandos rituais.
Em Além de Salém você encontra Poppets para hoodoo, voodoo e magia com bonecos em geral, com enchimentos específicos para cada propósito, assim como uma grande variedade de adereços.
Considerações finais
Podemos ver que o papel das ervas é de suma importância em qualquer trabalho mágico, seja ele feito com uma simples vela até um feitiço mais complexo. As ervas possuem uma energia de atuação única. Através dessa energia é possível direcionar com muito mais precisão os nossos propósitos, logo a assertividade também é muito maior.
Quem não trabalha a Magia das ervas está abrindo mão de uma prática extremamente poderosa, capaz de por si só trazer grandes movimentos, mudanças e transformações.
A busca da razão por trás do poder oculto ou metafísico de uma planta, também revelou uma riqueza de conhecimentos botânicos, ecológicos, históricos, linguísticos e culturais.
Em Além de Salém você encontra uma enorme variedade de Ervas raras, importadas de todo o mundo, para utilizar com segurança em suas práticas!
Bênçãos e Luz – Família Além de Salém
DEIXE SEU COMENTÁRIO