Pagãos comemoram o Natal?
Comemorações pagãs – Natal e os pagãos – Como os pagãos comemoram o Natal – O que é o Natal e o que o paganismo tem a ver com esta data – Pagãos comemoram o Natal?
É nesta época do ano famílias em todo o planeta se reúnem para festejar o nascimento do menino Jesus. Casas são decoradas com azevinhos, árvores e muita luz. Mas você não é cristão e certamente fica com a cabeça cheia de dúvidas quanto a comemorar esta data que é uma das mais importantes no calendário mundial.
Pagãos comemoram o Natal?
A resposta curta seria: Sim e não. Mas se você encontrou este artigo, de certo quer uma elucidação.
Para que possamos compreender melhor esta data, vamos fazer uma breve descrição sobre como, onde e porque o Natal surgiu.
O Natal é uma celebração que foi criada pela igreja cristã em torno do século IV. Mas o que muitos não sabem é que sua data e simbologia foram completamente ressignificadas.
Antes do Império Romano se converter ao cristianismo, o dia 25 do mês de dezembro era celebrado o nascimento anual do Deus Sol. O povo pagão dominado por este império, precisou abandonar seus costumes e fé em prol de sua própria segurança E foi desta forma que a Igreja removeu toda e qualquer conotação pagã da festividade, impondo ao povo uma celebração religiosa cristã.
A verdade é que naquela época a igreja detinha o total poder sobre absolutamente tudo, e o jogo de interesses falava mais alto.
Na tentativa de suplantar milhares de anos de história e tempo pagão, a intenção da igreja aos poucos foi de substituir todas as datas que comemorávamos, substituindo-as por uma nova comemoração criada aos seus moldes.
As celebrações naturais da terra poderiam ter caído no esquecimento das gerações seguintes, mas felizmente esta cultura foi preservada por muitos povos. A Escandinávia é o exemplo de um país onde as tradições pagãs ainda são mantidas com muita força em muitas comunidades.
Mas e aí, o Natal está chegando o que fazer? Comemorar ou não?
Mais uma vez digo que sim e não, pois tudo depende muito do seu ponto de vista.
Nós pagãos não negamos a existência de Jesus Cristo, mas também não comemoramos o seu nascimento. A grande maioria de nós discorda ou não compactua com o materialismo e a representação que vem sido imposta há décadas, mas isso não significa de forma alguma que o Natal é uma comemoração que nos torna ‘menos pagãos’.
O Natal cristão ainda proporciona solidariedade, amor e compaixão entre os povos, e tudo que vibra amor faz bem a nós e ao Universo.
A subjetividade de tudo que envolve o Natal é livre, desde conceito até decoração dos lares. A minha casa por exemplo está decorada, e eu não vejo nenhum traço cristão. Até porque seguindo a diretriz de ‘adaptar’ toda simbologia pagã as suas crenças, a Igreja se beneficiou de grande parte de nossa simbologia ao seu Natal, como árvores decoradas e guirlandas.
O importante é manter a consciência de que o mais importante é a reflexão inspirada através da nossa espiritualidade.
Vale a pena ressaltar, que a vida já é muito difícil para algumas pessoas, e o Natal chega como um bálsamo para muitos corações.
Então não desperdice a oportunidade de celebrar a energia do bem, de vibrar amor e otimismo. Celebre o 25 de dezembro não como um cristão, mas sim como ser humano. Comemore com gratidão, liberte-se de conceitos e não desenvolva mais preconceitos.
Lembre-se que o verdadeiro sentido da vida vem do ‘ser’ e não do ‘saber’ ou do ‘ter’.
Faça sua parte solidária, estenda a mão a quem precisa, abrace aquele que está desacreditado ou com o espírito adoecido.
Ou seja, você tem a opção de se fechar para esta data devido a sua negação para com os costumes cristãos, ou você pode fazer parte de algo muito maior! E não se preocupe, pois seu ‘eu’ interior, a espiritualidade e o Universo sabem exatamente aquilo que se passa em seu coração.
Confira nosso artigo: Pagãos acreditam em Deus?
Mais sobre Magia em Além de Salém. Nos siga no Facebook e fique por dentro de tudo que publicamos!
Além de Salém também tem Loja Virtual. Dispomos de uma infinidade de artigos raros e artesanais para praticas ritualísticas e cerimoniais de Magia.
Bençãos e Luz ^^
DEIXE SEU COMENTÁRIO