Pagãos acreditam em Deus?
Frequentemente me perguntam se nós pagãos acreditamos em Deus, e como nos sentimos em relação a religiões de base judaico-cristã. É claro que eu não posso falar por todos os pagãos, mas posso tentar expor a crença que os estudos e a prática me levaram a formar; Então vamos lá:
Pagãos acreditam em Deus?
A resposta para esta pergunta vai depender do seu conceito da palavra “Deus”.
Se você está se referindo a uma definição restrita de Deus nos moldes e padrões das Religiões Abraâmicas* (como as religiões judaico-cristão), a resposta para a sua pergunta é não.
Os pagãos quando se referem a Deus, remetem ao divino, num sentido mais amplo do que aquele usado pelos judaico-cristãos.
Não há uma definição de entidade específica, mas sim sobre uma força que não pode ser limitada por concepções humanas. Força esta que preferimos chamar de Energia Universal.
Para nós pagãos essa força não é opressora, não nos atrai pela dor e não nos conquista através do temor.
Qual é a relação do Pagão com o divino?
Pagãos não são monoteístas como as Religiões Abraâmicas. Eles podem ser politeístas, henoteístas, panteístas, duoteístas, animistas ou monistas. Reconhecemos a pluralidade da divindade imanente e transcendente, bem como sua expressão do masculino e do feminino.
Pagãos honram a diversidade da natureza e da experiência humana. Diferentemente de algumas crenças que acreditam apenas na existência do espírito ou alma dos seres humanos. Crenças estas que julgam ser desnecessária a adoração de qualquer outra coisa.
Não somos dogmáticos, ou seja, não possuímos uma escritura religiosa para nos limitar. Mantemos uma experiência pragmática e experimental de nossa filosofia, e rejeitamos todas as reivindicações exclusivistas de verdade absoluta. Não temos conceitos de pecado ou salvação, acreditamos nos conceitos de cura e compaixão.
Prezamos a liberdade e defendemos a igualdade de tratamento de todas as pessoas, independentemente de raça, sexo ou orientação sexual.
Uma pessoa Pagã não pode ao mesmo tempo ser uma pessoa Cristã
Fundamentalmente, o paganismo é disjunto das religiões que possuem uma visão estritamente unitária de Deus, e não existe uma formula para aderir aos dois.
Segundo a livro sagrado, a Bíblia Hebraica, em Êxodo 22:20, adorar outros deuses é um dos pecados mais massivos que uma pessoa pode cometer, nele diz:
“O que sacrificar aos deuses, e não só ao Senhor, será morto”.
Concluindo o meu pensamento:
As pessoas têm sua fé e crenças dentro de si, e devemos respeitar em todos os aspectos a individualidade de cada ser.
Pessoas são pessoas, independentemente do caminho espiritual em que estão, e são elas que escolhem o que é bom ou ruim para si próprio, fazendo presente o livre arbítrio, determinando portanto sua jornada.
*As três grandes Religiões Abraânicas são: judaismo, cristianismo e islamismo. Todas tem por base os ensinamentos de Abraão e seguem a Bíblia Hebraica em suas três diferentes versões: Torã, Velho Testamento e o Alcorão.
Mais sobre este ‘Pagãos acreditam em Deus?’ e ‘Paganismo’ em Magia Além de Salém
DEIXE SEU COMENTÁRIO