O que é Karma?

O que é Karma – Lei Universal – Lei de ação e reação – Onde e como é aplicada
Constantemente somos confrontados com o fato do Paganismo não possuir Dogmas, e por outro lado estamos cientes da existência da Lei Universal. Quando na verdade uma coisa nada tem haver com a outra. Pois Dogma é um termo ligado a um fundamento religioso, que tem como característica determinar uma verdade absoluta e incontestável. Já a Lei Universal, está ligada a espiritualidade e sua infinidade, é uma lei que se aplica a tudo que está em movimento, isenta de qualquer influência pragmática.
A lei Universal também é conhecida como Lei de Vibração, mas popularmente conhecemos como Karma. Ela é muito parecida com à terceira lei de Newton, ou Princípio da Ação e Reação, onde: ‘Toda ação corresponde a uma reação igual ou contrária’.

O que é Karma?
O Karma é a lei inexorável que regula toda ação e reação que existe no Universo.
Você já ouviu falar no ditado popular: “Quem semeia vento colhe tempestade?”; é mais ou menos assim que funciona o Karma.
Oriundo do sânscrito “Kri“, que significa “ação”, ele opera como uma reação em cadeia contínua de causa e efeito.
Não se limita apenas à causalidade no sentido físico, mas também tem implicações morais.
Os seres humanos estão constantemente liberando forças físicas e espirituais em todas as direções.
Na física, aprendemos que nenhuma energia é perdida; apenas que muda de forma. Esta é a lei comum da conservação da energia.
Da mesma forma, a ação espiritual e mental nunca é perdida. Assim, o Karma é a lei da conservação da energia moral.

Somos o que fazemos, sentimos e o que pensamos
Por ações, pensamentos e palavras, o homem está liberando energia espiritual para o universo, que por sua vez, é afetado por influências em sua direção.
O homem é, portanto, o remetente e receptor de todas essas influências.
Tudo o que somos é o resultado do que pensamos, é fundado em nossos pensamentos e constituído por nossos pensamentos.
O que somos, então, é totalmente dependente do que pensamos. Portanto, a nobreza do caráter do homem depende dos seus ‘bons’ pensamentos, ações e palavras.
Ao mesmo tempo, se ele abraça pensamentos degradantes, esses pensamentos o influenciam invariavelmente em palavras e ações negativas.
Distribuição do Karma
Muitos de nós reclamamos de nossas vidas, e atribuem ao Karma a responsabilidade de seus infortúnios. Porém devemos estar cientes, que o Karma é distribuído de forma gradual e igualitária. Recebemos em cada reencarnação, apenas aquilo que temos condição de suportar, conscientes e pré acordados com o plano astral.

Atenuando ou agravando o Karma
Geramos novos Karmas ao longo de nossas vidas na Terra, e dependerá de nossas ações, pensamentos e sentimentos a intensidade de nossa carga kármica. Algo que agrava muito a situação do ‘ser’ é a ação intencional, esta eleva a intensidade do Karma, bloqueia e prejudica todo processo de evolução.
O Karma pode ser individual ou coletivo
No Karma individual, o ‘ser’ é completamente responsável por aquilo que cultiva.
Ou seja, ele tem uma dívida kármica pessoal, qual precisará ser paga apenas por ele.
No karma coletivo, a humanidade é responsável em conjunto, da mesma forma que precisará pagar a dívida em conjunto.
Podemos citar como exemplo, os cataclismos, acidentes coletivos e guerras.

Considerações finais sobre o que é Karma
O Karma é um tema muito simples e complexo em sua plenitude. Ele ultrapassa os limites da compreensão humana e atua em conjunto com o livre arbítrio. Entretanto é uma lei justa, compensatória e de extrema importância para o nosso processo de evolução.
By Enila Morrigu
Mais sobre O que é Karma em Magia Além de Salém
DEIXE SEU COMENTÁRIO