fbpx

Culto à Natureza – Saravamos Músicos na Estrada

Magia News Além de Salém entrevista artistas de estrada que cantam o culto à natureza e encantam corações com a profundidade de sua poesia.

Culto à Natureza – Saravamos Músicos na Estrada

Costumo dizer que nesta vida, nada é por acaso e que tudo tem uma conexão, o grande mistério está em, descobrir, desvendar e apreciar o conhecimento.

Culto cantado à natureza ‘Saravamos’ entrevista exclusiva – Imagem Cedida Por Saravamos

Dias atrás, Alluh Amon e eu (Enila), conversávamos sobre a carência de expressão musical pagã em nosso país, quando formos surpreendidos por uma tímida mensagem em nosso Facebook, acompanhado de um link. Quando pensávamos se tratar de mais um compartilhamento de casual, nos demos conta de estarmos diante de algo maravilhoso! Musica pagã genuinamente brasileira! E o melhor, com identidade e verdade cantada.

Saravamos culto à natureza – Imagem Cedida Por Saravamos

A música ‘Duas Bruxas’ transcende o ouvir, supera o sentido e é mais do que escutar.

Convidamos o produtor e músico Gustavo Corrêa/Pavão Negro (também pagão), para nos ajudar a descrever Saravamos, confira abaixo sua crítica.


Crítica do profissional  Gustavo Corrêa

A música da dupla Saravamos me soa como um sopro de vida em um cenário quase que inexistente no Brasil, o cenário de música pagã autoral em português.

Sempre que músicos pagãos resolvem tocar alguma música neste estilo tem de recorrer ao repertório internacional, que, apesar de ser mais abrangente que o nosso, não supre as nossas necessidades linguístico-culturais. Portanto, ver uma dupla de artistas tocando música pagã autoral em português é motivo de celebração, que dirá quando a música é de qualidade, não apenas criativa, mas também técnica, feita por bons músicos.

A música “Duas bruxas” evoca o cenário bucólico das bruxas na floresta ao redor da fogueira, a clássica imagem que vem a nossas mentes quando pensamos em bruxaria. A letra e a métrica da música também lembram a estrutura de músicas ritualísticas, fazendo bom uso da repetição e da simplicidade harmônica para causar essa sensação. Não hesito em dizer que o poder de uma música deste cunho carrega vai além do viés artístico e musical, perpassando o religioso, o político e o social. Servindo também para contribuir com a desmistificação dos preconceitos religiosos ligado a bruxaria.

Me enche de alegria ver duas pessoas fazendo um trabalho de qualidade como este no cenário de música pagã e me dá esperança de ver mais artistas ajudarem a aumentar e enriquecer este pequeno nicho. Que assim seja!

Músicos pagãos na estrada – Saravamos – Imagem Cedida Por Saravamos

Saravamos, dupla formada por Yan Marcondes e Luiza Liu, traz um estilo próprio, música visceral, cuja espiritualidade e amor transbordam em forma de poesia. A profundidade da mensagem transmitida vai muito além das palavras e da melodia, por isso buscamos conhecer um pouco sua trajetória, convidando-os para uma entrevista.


Entrevista com Yan Marcondes e Luiza Liu – Saravamos

Quem é Yan Marcondes?

R: Yan Marcondes é músico e produtor musical. Artista itinerante a mais de 4 anos, cruzou o sertão brasileiro de bicicleta passando por Ceará, Pernambuco, Bahia além de Brasília, Goiás e Tocantins. Fundador e idealizador do projeto Saravamos, tem como intuito divulgar e difundir as musicas de rezo. No momento esta gravando e produzindo o primeiro álbum, ‘Caravana’. Com sol em Touro e lua e ascendente em Capricórnio, é Filho da Terra e a ela, tem todo o respeito!

Quem é Luiza Liu?

R: Luiza Liu é artista plástica e cantora. Viajou de bicicleta pelo Brasil por 3 anos pintando murais relacionados com o Sagrado Feminino. Cantava e tocava violão apenas para si mesma até que conheceu Yan, quando finalmente soltou o ser cantante que existia dentro. Luiza é Canceriana com ascendente e lua em Peixes. É portanto sensível, intuitiva, introspectiva e criativa. Filha da Lua e de Mãe Oxum das cachoeiras, sua vida é viver pela arte.

Percebemos a sintonia e equilíbrio da dupla, como vocês se conheceram?

R: Nos conhecemos num encontro da família Rainbow Gathering Brasil, em Terra Ronca – Goiás. Na época, viajávamos individualmente de bicicleta. Foi em Alto Paraíso (Chapada dos Veadeiros), que decidimos unir nossa história e nossos caminhos. 

Quanto tempo a dupla tem de estrada?

R: Estamos juntos nesse caminho a mais de 2 anos. Porém, materializamos e batizamos o projeto ‘Saravamos’ há apenas um ano.

Quais foram as maiores dificuldades enfrentadas?

R: O preconceito, com certeza é a maior dificuldade que enfrentamos desde o começo. Pela forma de nos vestir, nossos hábitos e pelos interesses um tanto “exóticos” para boa parte da população.

Qual é o caminho da dupla Saravamos?

R: Nosso caminhar vai no sentido das músicas de rezo, em busca de traduzir nossa conexão com a natureza e com o mundo que idealizamos.

Qual é a mensagem que suas canções buscam transmitir?

R: As mensagens de ‘Saravamos’ são muitas. Aprendemos muito viajando e as canções tentam transmitir um pouco da sabedoria e conhecimento dos povos e culturas tradicionais. Como por exemplo:

  • Respeito as plantas de poder
  • Uso consciente das plantas
  • Culto à entidades e às forças da natureza
  • União e amor
  • Humanidade e respeito
  • Universalidade religiosa
  • Amor à terra

A espiritualidade grita na primeira nota de sua canção, qual é a sua trajetória dentro do paganismo?

 R: A universalidade religiosa nos define enquanto pessoas e artistas. É comum utilizarmos em nossas músicas referências da Umbanda, do Induísmo, do Xamanismo, entre outros.Acreditamos nas múltiplas manifestações de Fé e conhecimentos religiosos.

Uma fonte de inspiração?

R: As composições normalmente surgem no contato direto com a natureza,  quanto mais perto estamos dela, mais o canal criativo fica aberto.

Um lugar?

R: Terra Ronca, Goiás, lugar onde nos conhecemos.

Uma deidade/deus e porquê?

R: Somos gratos à Grande Mãe, por ser uma deidade presente no aqui e no agora, no mundo físico e também no imaterial. Ela que tudo provê, que está nos ciclos da vida e em cada momento da nossa existência.

Já apresentaram suas canções ritualizando? Qual foi a sensação durante esta experiência? Conte-nos um pouco mais.

R: Frequentemente apresentamos nosso trabalho em celebrações lunares e rituais envolvendo as plantas de poder.  A presença, durante os rituais, é inigualável. Nos dissolvemos no som de nossas próprias vozes e a partir daí, é pura magia. Transmutamos e co-criamos com o todo que fazemos parte. Com o fogo sagrado à nossa frente, somos plenos e felizes, fazendo o que mais gostamos. Não por acaso temos uma fogueira em nossa logo.

Como tem sido a reação dos adeptos com sua arte?

R: Desde que começamos a tocar juntos, recebemos muito carinho, incentivo e apoio. Devido a isso, fomos bem sucedidos na nossa campanha de financiamento coletivo “Saravamos de Kombi” que nos permitiu comprar a Asa Branca e montar nosso home studio, onde atualmente gravamos nosso primeiro álbum. Tivemos uma boa repercussão no nosso primeiro video oficial “Duas Bruxas” , além de convites para alguns festivais.

Saravamos de Kombi – Imagem Cedida Por Saravamos

Saravamos por Saravamos

R: Somos uma dupla/casal de artistas com alma cigana em busca da cura através de nossas manifestações musicais. Com toques de fé e ancestralidade, procuramos uma nova forma de viver em contraponto à sociedade atual, da qual somos muito críticos.Temos como foco nos conscientizar como parte integral de um Todo harmônico e sustentável. ‘Saravamos’ para além da música ao incorporar as pinturas voltadas pro Sagrado Feminino da Luíza, ao somar aos movimentos voltados para a bio construção e permacultura, e aplicando o vegetarianismo e a costura anárquica (termo criado por nós para a confecção de nossas próprias roupas). Além de buscar produzir uma parte de nossos instrumentos.A Arte nos une, nos move, nos conecta e nos mantém em movimento constante. Nosso trabalho, por ser itinerante e muitas vezes gratuito, se torna acessível à todos que cruzam nossos caminhos, para além da conectividade virtual . A universalidade temática, a conexão com a natureza e o foco na positividade da vida, nos definem enquanto artistas.

Música de Yan Marcondes – Gravação do Vídeo Clipe Leif Stuart

Agradecimentos

Agradecemos a dupla Luiza Liu e Yan Marcondes pela experiência maravilhosa de poder conhecer um pouco de sua arte e história de vida.

Agradecemos a contribuição do produtor musical o amigo querido Gustavo Corrêa

Agradecemos aos leitores Além de Salém, nos fortalecendo a seguir cada vez mais firmes no nosso caminho, convictos de que fizemos a melhor escolha.

Músicos pagãos na estrada – Saravamos – Imagem Cedida Por Saravamos

Contatos

Você pode encontrar Saravamos através de suas redes sociais no FacebookInstagram e na plataforma Youtube. Email da dupla:
saravamossarava@gmail.com

Contato Leif Stuart

Contato Gustavo Côrrea Pagão Negro Instagram, Facebook, e-mail contato@pavaonegro.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Lolafá